Manutenção e a lucratividade
- Henrique Macedo

- 1 de set. de 2014
- 2 min de leitura
Uma grande questão para as pequenas, médias e grandes empresas é referente a manutenção.
Será que vale a pena adiar uma parada na produção, ou existem outros métodos para evitar essas paradas, mantendo a lucratividade?
A Manutenção
Manutenção é um processo que visa maior tempo de utilização e maior rendimento de um equipamento, resultando no trabalho em condições seguras e redução de custos com paradas ou perdas significativas ao longo do processo.
Pensar nos processos de análise preditiva e preventiva, fazem da manutenção um investimento de baixo custo, sabendo dos gastos gerados com a total parada de um equipamento, recuperação e tempo sem a utilização para o desenvolvimento das atividades produtivas da empresa.
Tendo em vista o conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, qualidade, prazo, custos e vida útil adequados, as empresas devem se atentar para qual o melhor investimento em Manutenção: A PREDITIVA ou PREVENTIVA.
Qual a Diferença?
As manutenções Preventivas e Preditivas são diferentes formas para manter as plantas e equipamentos operando em sua melhor performance produtiva,cada uma com seu grau de investimento e caracteristicas, ajudando a empresa a manter sua lucratividade máxima.
As diferenas principais entre esses dois tipos de manutenção são:
- Preventiva: manutenção na qual a intervenção é programada em períodos(semanal, quizenal, mensal, anual) com o intuito de prevenir falhas e paradas por desgaste dos equipamentos.
A dificuldade desse tipo de manutenção é definir qual o período em que se deve intervir, antes que a falha ocorra.
Qualquer pessoa poderia dizer que deve se fazer a manutenção preventiva toda hora, mas isso implica em custos, então é neste ponto que entra a próxima manutenção, a preditiva.
- Preditiva: manutenção na qual fornece dados e subsídios para a manutenção preventiva, ou seja, monitora-se o equipamento durante certo período e acompanha o desenvolvimento de dados para a melhor alocação das manutenções preventivas, otimizando o lucro.
Nem todos os equipamentos podem ser monitorados o tempo todo, pois isso pode implicar em um aumento de custos, então se avalia o comportamento do equipamento, até que sua operação se afaste do ponto ótimo de desempenho, e conforme a necessidade de cada equipamento e sua importância dentro da planta, define-se o período de intervenção preventiva.
A Lucratividade
A lucratividade é aumentada com o bom uso das manutenções e a diminuição dos custos com paradas para a manutenção corretiva, quando o equipamento para inesperadamente por alguma falha.
Para o planejamento das operações com foco no aumento da lucratividade a diminuição de custos se torna nescessária, e um dos melhores métodos é o parcelamento ou a diluição das despesas com manutenção corretiva, utilizando uma das manutenções: Preventiva ou Preditiva.
Nós da Profer Service, após muitas realizações de manutenções preventivas, preditivas e corretivas, observamos uma atualização na forma de realizar manutenções e uma melhora na percepção e implantação de manutenções preditivas, gerando uma maior lucratividade para nossos clientes e atingindo o máximo da capacidade produtiva de cada um.
Para saber mais sobre os beneficíos da manutenção Preditiva ou Preventiva para a sua empresa, e receber auxilio e projetos personalisados para suas necessidades clique aqui e confira.


































Comentários