A Revolucionária bateria sustentável de metais líquidos
- Henrique Macedo

- 30 de set. de 2014
- 2 min de leitura
Pesquisadores do MIT apresentaram um documento com propostas para a distribuição de energias sustentáveis, limpas e renováveis, como a Solar e Eólica em larga escala, sendo mais eficientes e de baixo custo para a sua distribuição pelas grandes redes elétricas.
A equipe de cientistas encabeçados por Donald Sadoway parece ter a solução para esse abastecimento de energia sustentável em grande escala.
A proposta é de uma bateria que utiliza duas camadas de metais líquidos, separadas por uma camada de sais fundidos que atuam como eletrólitos da bateria. Devido a densidade diferente de cada material, eles acabam se dividindo naturalmente em camadas.
O sistema original, trabalhado pelo grupo de pesquisadores, utilizava o magnésio para um dos eletrodos da bateria, e o antimônio para o outro, na qual requer uma temperatura de funcionamento de 700ºC. No entanto, a nova proposta de baterias traz um eletrodo de lítio e o outro com uma mistura de chumbo e antimônio, fazendo a bateria funcionar em temperaturas entre 450ºC e 500ºC.
Além do baixo custo para a construção destas baterias, numerosas provas foram documentadas com a respectiva investigação, provando que após 10 anos de carga e descarga de maneira diária, o sistema resistiu e reteve 85% da sua capacidade inicial de armazenamento, um fator chave para a implementação e a difusão de uso desta nova bateria pelas grandes indústrias e governos, na distribuição de energias sustentáveis.

Donald Sadoway, líder científico dessa pesquisa, traz anos de experiência na área, até fazendo parte dos grupos de apresentadores TED vídeos, fez o seguinte comentário em seu site oficial: "Você não pode inventar, se você não tem um conhecimento a fundo[ ... ] Por que eu inventei o metal líquido da bateria? Não é porque eu sou mais inteligente do que ninguém. É porque eu tive a sorte de estudar muito sobre a produção de metais, e em seguida, trabalhar na área de armazenamento de energia e baterias, e em seguida, colocar as duas ideias juntas. Especialistas da bateria não sabem nada sobre a produção de metal, e os caras que estão fazendo a produção de metais não sabem os problemas de baterias."
Para Sadoway, este sistema de bateria com metal líquido será fundamental para o desenvolvimento e investigação de novos recursos renováveis no futuro, além da aplicação nas indutrias e governos como uma alternativa viavel para os problemas energéticos da atualidade.


































Comentários