top of page

Aumente a Produtividade com Lean Manufacturing

  • Foto do escritor: Henrique Macedo
    Henrique Macedo
  • 7 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

Representante de suporte ao cliente

O Lean Manufacturing, traduzido como Manufatura Enxuta, é uma filosofia que se originou no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, desenvolvida por Taiichi Ohno (gerente da Toyota Motor Company), em busca da melhoria contínua na agregação de valor, combatendo os desperdícios para obter uma produção enxuta.


São consideradas como desperdícios todas as atividades que não agregam valor ao produto, aquilo pelo que o cliente não se dispõe a pagar e que não faz parte dos requisitos dos Stakeholders.


Entre essas atividades são considerados 08 desperdícios:


1. Superprodução: Gerar mais produtos do que o necessário para o processo seguinte;



2. Espera: Aguardar por um material, seja matéria prima ou de processos anteriores. Isso faz com que aumente o Lead Time de produção.



3. Inventário: (Material em processo, Produto acabado ou matéria prima): Acabam ocultando os desperdícios reais, ocupam espaço e atrapalham o fluxo de todos os outros processos.



4. Transporte: Excesso de deslocamento desnecessário de materiais, não agregando valor nenhum ao produto final.



5. Movimentação: É a movimentação desnecessária de cargas e também de funcionários e colaboradores dos processos, por motivos de layout ineficiente e planejamentos falhos.



6. Defeitos: A produção de peças defeituosas gera retrabalho, sendo assim, tempo de mão de obra perdido.



7. Processo Desnecessário: Ocorre quando há uma má interpretação de requisitos dos clientes ou de instruções de trabalho. Executando ações que não agregam valor ao produto.



8. Criatividade humana: o pior dos desperdícios é quando o homem não é considerado como bem maior, quando não se pensa em sua educação e treinamento. É muito importante fazer uso de todo o conhecimento existente. As pessoas que não trabalham juntas não contribuem com o melhor de si para a companhia.



Para que sejam obtidas melhorias e os desperdícios sejam combatidos diariamente, as empresas utilizam algumas ferramentas como: JIT (Just in Time), o Kaizen (ferramenta de Melhoria Contínua), 5S (Ferramenta de organização), Análises dos gargalos, KPI (Indicadores de Desempenho), Kanbans (implantação de Sistema Puxado), OEE (Overal Equipament Efectivennes, indicador de eficiência para equipamentos).


Com o uso dessas ferramentas Lean e a busca constante pela eliminação de desperdícios, essa filosofia passou a ser utilizada não apenas no chão de fábrica como também em todas as outras áreas administrativas, dando origem ao Lean Thinking (Pensamento Enxuto), fazendo com que a organização passe a entender melhor as necessidades dos clientes e otimizar os recursos, gerando mais retorno sobre os investimentos.


Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Lean Manufacturing e seus desperdícios, consegue identificar algum deles em sua empresa?

 
 
 

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page