Baterias orgânicas e recicláveis, o futuro da Energia.
- Henrique Macedo

- 3 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Os cientistas buscam maneiras de reutilizar o lítio das baterias velhas e criar novas com componentes orgânicos que ao término da sua vida útil são reciclaveis.
Até o momento as atuais baterias de lítio são as preferidas pela industria automotora e elétrica sendo coroada pelas suas características como a duração, tempo de carga, tamanho e outras caracteristicas importantes. Mas como nem tudo é perfeito, há materiais em sua composição que além de serem tóxicos e pouco sustentáveis, dificultam a reciclagem dessas baterias.
A energia renovável do futuro e os carros elétricos estão exigindo cada vez mais e melhores baterias que também sejam sustentáveis.
Com isso uma equipe de pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia pesquisaram e conseguiram construir uma bateria de lítio com componentes reciclados que, também, incorpora outros elementos orgânicos.
Ao incluir a sustentabilidade dos materiais orgânicos, essa nova bateria acabou sendo altamente reciclável no final de sua vida. A resina de alfafa e pinheiro é reciclável com pouca energia e com produtos químicos tão comuns e não perigosos como a água e o etanol. Já as baterias de lítio regulares utilizam processos intensivos em energia com produtos químicos perigosos na recuperação de materiais reutilizaveis.
Areia, fibra de madeira, entre outros recursos orgânicos podem ser a chave para a geração das baterias do futuro. Os cientistas também estão trabalhando em novas maneiras de recuperar suas baterias antigas de líio para o uso em novas baterias que utilizam biomateriais.
A capacidade energética das baterias com componentes orgânicos pode dar-se a 99% de energia em comparação com a primeira. Eventualmente, elas poderão ser tão eficientes quanto as que já estamos em amplo uso.
Reutilizar o lítio em novas baterias é importante porque, embora a alta eficiência, esse material não é encontrado tão facilmene, e a demanda vai continuar aumentando nos impulssionando a utilizar e descobrir como tornar essas baterias sustentáveis.


































Comentários