Montagem de Refratários Moldados
- Marco Tulio B. Pavan
- 25 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Dando continuidade na matéria anterior: Hoje vamos abordar sobre alguns aspéctos da troca de um revestimento refratário. Pontos necessários para garantir uma campanha satisfatória do refratário. Estes pontos são:
Especificação do material
Cada material possui características específicas de utilização. Para definir o refratário adequado ao serviço, deve-se conhecer o local em que ele será aplicado (zona do forno, temperaturas de trabalho, tensões exercidas, deformações e etc.), para que o mesmo consiga suportar todos os esforços aos quais ele será submetido.
Equipe qualificada
Esta é uma das maiores dificuldades encontrada pelas indústrias. O assentamento do material refratário, principalmente em fornos rotativos, exige técnicas muito específicas. São vários procedimentos que se não forem respeitados acarretarão em uma montagem mal executada e em perdas à empresa.
Material de qualidade
É importante antes de qualquer serviço, realizar a inspeção do material que será empregado. Devem-se realizar testes de amostras para averiguar as especificações do produto e uma inspeção visual, em busca de trincas e deformações, pois pequenos defeitos irão gerar grandes falhas na hora da montagem.
Planejamento das atividades
Sem o correto planejamento, o serviço a ser executado será de forma desorganizada e ineficiente. Antes de iniciar o trabalho de montagem, devem ser previstos riscos e fatores que podem prejudicar o andamento dos trabalhos, assim como, os membros da equipe, ferramentas necessárias, local de armazenagem, estoque de materiais, e entre outros.
Acompanhamento dos serviços
O serviço deve ser acompanhado por um profissional capacitado, capaz de identificar as falhas e orientar a equipe sobre os corretos procedimentos. Não basta apenas antes dos serviços uma rápida explicação do trabalho, a equipe precisa ser treinada previamente e orientada durante os serviços.

Por mais que alguns procedimentos pareçam simples, a maestria de sua execução é o que vai garantir a sua procedência. Entre cimenteiros e refrataristas há um ponto de comum acordo: “é preferível uma boa montagem com tijolos de má qualidade do que uma montagem ruim com tijolos de boa qualidade”.
Na primeira situação a campanha dos refratários será curta, mas na segunda situação não haverá nenhuma campanha, pois os refratários provavelmente cairão durante o aquecimento do forno.
Portanto, apesar da campanha dos refratários dependerem de vários fatores, um dos primordiais é a correta execução de sua montagem, pois qualquer descuido nessa etapa poderá ser fatal para a vida útil do revestimento.


































Comentários