Um Novo Modelo de Transporte Sustentável
- Henrique Macedo

- 23 de set. de 2014
- 2 min de leitura
A cidade francesa conhecida como a capital dos Alpes, Grenoble, volta a estar em destaque no mundo, agora não mais pelo acidente com o piloto Michael Schumacher, mas sim pela sua inovação e sustentabilidade urbana.
Graças a um acordo entre a prefeitura da cidade e a companhia japonesa Toyota, os mais de 150.000 habitantes irão desfrutar de um novo sistema de transporte urbano chamado "Cité Lib by Ha:mo" durante 3 anos.
O projeto de mobilidade sustentável conta com 70 veículos elétricos da Toyota, sendo 35 i-Road de três rodas, e 35 Auto Body COMS de quatro rodas, que servirão como veículos compartilhados para adaptar a cidade a mobilidade elétrica, complementando o sistema de transportes públicos de Grenoble em trajetos curtos.
O objetivo é gerar um sistema como o de empréstimo de bicicletas, mas com automóveis elétricos de 3 ou 4 rodas, que podem ser devolvidos próximos aos locais de destino, eliminando assim a necessidade de estacionamentos e aperfeiçoando o transito e a mobilidade urbana de forma sustentável.
Além dos 70 veículos elétricos, Toyota fornecerá também um sistema de gestão para compartilhar os automóveis chamado Ha:mo (Harmonious Mobility), que tem sido testado com sucesso na Toyota City no Japão.
O novo serviço de transporte poderá ser usado por pessoas maiores de 18 anos com carta de habilitação vigentes e inscritas no Cité Lib.
O serviço contará ao todo com 27 estações de carregamento próximas aos metros, trens, pontos de ônibus, contando com no mínimo 4 pontos para os i-Roads e COMs. O "Cité Lib by Ha:Mo" vai iniciar sua operação ao público a partir do dia 1 de Outubro de 2014, e ficará disponível por três anos, até a renovação do acordo.
Esperamos que atitudes e alternativas como essa sejam implementadas em diversos locais ao redor do mundo, melhorando a mobilidade de forma sustentável e econômicamente viável para todos. Vamos aguardar para chegada desses sistemas no Brasil.












































Comentários